terça-feira, 18 de dezembro de 2012

COMPRAR CARRO EM LEILÃO VALE A PENA?

A Rede de Colaboradores do Blog FILADÉLFIA AO VIVO pesquisou e encontrou algumas dicas para quem tem interesse em participar de um leilão.

Comprar carro em leilão vale a pena?


Muita gente pergunta se vale a pena comprar carros em leilão. A pergunta procede, uma vez que estes veículos “indesejados” foram acabar nessa situação devido a algum problema sério. Na melhor das hipóteses, o carro foi tomado através de mandado de busca e apreensão, por ordem de sua financeira. Na pior das hipóteses, você pode comprar um carro que parece estar limpo e, na verdade, está cheio de dívidas ou tem algum problema mecânico grave.

Mesmo assim, o preço é, muitas vezes, vantajoso. Embora, na maioria das vezes, o carro deva ser pago à vista, o desconto costuma ser grande, com preços abaixo dos praticados pelo mercado. Mas o consumidor deve ficar atento, pois nem sempre isso acontece. E é bom sempre apostar que o carro tem algum problema que precisa ser consertado, já que o carro não pode ser testado.

Para resumir, vamos postar algumas vantagens e desvantagens de comprar carros em leilão.

Vantagens

  • preço: muitas vezes o preço do carro está muito abaixo do praticado no mercado. Se isso não acontecer, não vale a pena.
  • estado de conservação: se o carro é novo, com pouca quilometragem, e foi tomado através de mandado de busca e apreensão, o dono normalmente não queria se desfazer do carro. Neste caso, é possível encontrar carros em estado de conservação superior ao da média encontrada no mercado. Note que para carros mais antigos, o que normalmente se encontra num leilão é a situação inversa.

Desvantagens

  • não há garantia: o carro não tem quaisquer garantias. Garantia de caixa e motor? Esqueça. Garantia contra multas, IPVA atrasado, etc? Esqueça também. O carro vem no estado em que se encontra e qualquer problema fica por sua responsabilidade.
  • não se pode testar o carro: um agravante à falta de garantia. Você não pode andar com o carro, nem mesmo dar a partida. E, se o carro não pegar, além do problema ser seu para arrumar, você vai ter que dar um jeito de tirá-lo do pátio do leiloeiro para não consistir em desistência.
  • dificuldade para revenda: a oferta e leilão e possíveis bloqueios judiciais aparecem no histórico do carro. E isso vai ser visto pelo futuro comprador.
  • falta de documentação: carros com GNV irregular e importados sem a 4ª via da Guia de Importação são comuns. Pode dar trabalho para regularizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário